Imprimir
Charlotte Mason Ciências Estudo da Natureza

O método Charlotte Mason não prevê ciência formal até o 4º ano

O método Charlotte Mason estabelece uma abordagem gentil e gradual para diversas disciplinas.

Por exemplo, você sabia que o método não prevê nenhuma ciência formal até o 4º ano?

Crianças nos primeiros três anos de educação formal, ou seja, de 6 a 9 anos, estudam a natureza por meio de passeios ao ar livre, diários da natureza e livros de “nature lore” – que se convencionou traduzir por “sabedoria da natureza” – os famosos livros vivos para estudo da natureza.

Para que isso?

Charlotte dizia que “o estudo da natureza ao ar livre estabelece a base para a ciência”. Seu intuito era que as crianças saíssem de casa e tivessem tempo na natureza, obtendo conhecimento por meio dos cinco sentidos.

Dessa forma, antes da ciência formal, os estudantes trabalham os hábitos da paciência, da observação e do registro, hábitos importantes e necessários para uma educação científica bem ordenada.

Além disso, a criança aprende a admirar-se com a natureza, a maravilhar-se pelo mundo criado por Deus. Ela perceberá, aos poucos, que há uma lei e uma ordem em tudo o que existe. Assim, ela descobrirá a grandeza e a glória de Deus refletida em suas obras, e estabelecerá uma relação pessoal com a natureza criada.

A questão, antes de saber, é importar-se. Lembre-se disso!

E os livros vivos? Os livros vivos são um complemento do trabalho ao ar livre. Ficar apenas com o passeio na natureza seria limitar-se ao que você pode ver, de acordo com sua região.

Como a própria Charlotte escreveu, esses livros servem para dar à criança vislumbres deliciosos do mundo maravilhoso em que vivem, revelar o tipo de coisas que podem ser vistas e enchê-la do desejo de fazer descobertas por si mesmas.

Você tem utilizado o método da Charlotte para estudo da natureza? Se sim, conte-nos, como têm sido essa experiência em sua casa. Se não, comece hoje mesmo!

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?